MBA em Gestão da Educação Católica: liderança, gestão, currículo e pastoralidade.

MBA EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO CATÓLICA: LIDERANÇA, GESTÃO, CURRÍCULO E PASTORALIDADE.

Comunidade, Aprendizado, Partilha,
Cuidado, Currículo Evangelizador

O MBA em Gestão da Educação Católica é uma parceria entre a Gaudium e o ISTA (Instituto Santo Tomás de Aquino) e está organizado em três dimensões:

PESSOAS
PEDAGÓGICO-PASTORAL
GESTÃO EVANGÉLICA DOS BENS

A liderança, em especial, em instituições educacionais, não pode ser uma atividade solitária. Tão importante quanto o desenvolvimento de itinerários interdisciplinares que promovam a construção de competências, é a criação de espaçotempos de cuidado e partilha, onde educadoras e educadores possam crescer juntas e juntos, ampliando seus repertórios a partir de uma Epistemologia do Encontro.

Nos olhares de um tu, de uma segunda pessoa que fala comigo como uma primeira pessoa, eu me torno consciente de mim mesmo, não somente como um sujeito capaz de vivenciar coisas em geral, mas também, e ao mesmo tempo, como um eu individual. Os olhares subjetivadores do outro possuem uma força individuadora. (HABERMAS Jürgen. Entre naturalismo e religião. Estudos filosóficos. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 2005.)

Nossa intenção

Criar comunidades de aprendizado que possibilitem o desenvolvimento integral e formação continuada de educadores e educadoras para assumirem cargos de liderança em instituições educacionais católicas.

PERCURSO CURRICULAR

Primeira Jornada
Construção e partilha de repertórios teóricos (256 horas)

COMPONENTE CURRICULAR

Religião, Educação e Contemporaneidade

20 horas

Confessionalidade na contemporaneidade

20 horas

Currículo Evangelizador

48 horas

Ecologia integral e Doutrina Social da Igreja: Cidadania e Direitos Humanos na instituição educacional católica

16 horas

Educação Socioemocional e Patrimônio Espiritual

16 horas

Projetos de vida na Educação Católica

20 horas

A Gestão na Instituição Educacional Católica: Inovação e Tradição

24 horas

Gestão, Espiritualidade e Inovação Axiológica: desafios e possibilidades para as sociedades do conhecimento.(GEI)

24 horas

Gestão de Gente e Cultura em instituições educacionais católicas

24 horas

Gestão Evangélica e Administração Pastoral dos Bens

20 horas

Gestão de Comunicação, Marketing e Relacionamento

12 horas

Educação e Teologia Pastoral

12 horas

Segunda Jornada
Construção e partilha de repertórios práticos (64 horas)

COMPONENTE CURRICULAR

Catequese na instituição educacional católica

12 horas

Práticas de gestão pastoral das Pessoas

8 horas

Práticas de gestão de pastoral educativa

8 horas

Práticas pedagógicas-pastorais com as infâncias

12 horas

Práticas pedagógicas-pastorais com as adolescências e juventudes

12 horas

Práticas pedagógicas-pastorais com a Comunidade Educativa (estudantes, educadores/as e famílias)

12 horas

Terceira Jornada
Mentoria (16 horas)

Ao final do curso, o/a participante não escolhe um tema ou área para desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, mas uma área para participar de um projeto de mentoria com líderes experientes, que esteja em consonância com a sua atividade na instituição.

PESSOAS E GESTÃO EVANGÉLICA DOS BENS

Diretores/as
Coordenadores/as Gerais
Administradores/as
Gerentes de diversas áreas

PEDAGÓGICO-PASTORAL

Coordenadores/as Pedagógicos/as
Coordenadores/as de Pastoral
Orientadores/as Educacionais

Quarta Jornada
A liderança é um serviço! (24 horas)

Nessa penúltima jornada, o/a participante é convidado/a, em parceria com o/a seu/sua mentor/a, a construir o seu Propósito de Liderança.

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO

Certificação

MBA – Pós graduação Lato Sensu

O certificado do “MBA em Gestão da Educação Católica: liderança, gestão, currículo e pastoralidade” será expedido pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), considerando a área de conhecimento do curso, o histórico escolar e a carga horária total do curso – 360 horas. Constará no documento de certificação a relação das disciplinas cursadas com suas respectivas cargas horárias, as notas obtidas pelo/a estudante nas disciplinas e o nome e a qualificação dos/as professores/as por elas responsáveis; o período e o local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; a declaração da Instituição de que o curso cumpriu todas as disposições das Resoluções e Normas vigentes.

Processos avaliativos

A avaliação do rendimento do/a estudante do curso abrange os seguintes aspectos:

I.verificação de frequência;

II. avaliação da aprendizagem.

A avaliação será realizada como parte integrante do processo educativo e se desenvolverá ao longo do curso. Será considerado aprovado, para fins desse programa de pós-graduação Lato sensu, o/a estudante que:

  • obtiver frequência mínima de 75% do total da carga horária do curso;
  • completar todos os componentes curriculares do curso, obtendo nota mínima 60 (sessenta).

Vamos CONVERSAR?

Quero conversar agora